
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) relembra hoje, 19 de novembro, que estão publicadas, desde o dia 4 de novembro, duas consultas setoriais para que profissionais e organizações de manutenção possam contribuir na elaboração de propostas de novas Instruções Suplementares (IS).
A Consulta Setorial nº 5, trata da criação da Instrução Suplementar nº 120-017 – Revisão A (IS nº 120-017A), com o título “Métodos de programa de confiabilidade – padrões para determinar limitações de tempo”.
A instrução traz orientações sobre o conteúdo de um programa de confiabilidade, visando permitir aos operadores aéreos, que possuem um Programa de Manutenção de Aeronavegabilidade Continuada, otimizar intervalos de manutenção com base em dados estatísticos.
O documento é considerado um avanço importante para trazer aos operadores nacionais maior competitividade em relação aos operadores estrangeiros, uma vez que diversas autoridades estrangeiras já permitem a otimizações dos intervalos de manutenção das aeronaves, com base na experiência do operador.
Já a Consulta Setorial nº 6, cria a Instrução Suplementar nº 91.409-002, Revisão A (IS nº 91.409-002A), com título “Prevenção de acidentes por perda de potência em voo e monitoramento de tendências de motores convencionais”.
O documento traz instruções para prevenção do risco de falha de motor convencional em voo, por meio da utilização de programas de monitoramento de tendências, que podem detectar antecipadamente a perda de desempenho do motor durante o voo.
As consultas estão disponíveis na página Consultas Setoriais, no portal da Anac, até 4 de dezembro.
A agência ressalta que as novas instruções suplementares reforçam o compromisso da Anac com a segurança, a inovação e o reconhecimento do potencial da aviação civil brasileira.
Informações da Agência Nacional de Aviação Civil