
A Dix Aeroportos, empresa concessionária que istra o aeroporto de Fernando de Noronha, divulgará nos próximos dias as imagens do projeto arquitetônico do novo terminal de ageiros que será construído no arquipélago. Na sexta-feira (3) tornou-se conhecido o fato de que a Dix estava estudando mudar a “cara” do aeroporto ilhéu.
Segundo as novas informações, o projeto que será anunciado foi elaborado pela Moreira Lima Consultoria. O projeto foi desenvolvido com base em conceitos inspirados na ecologia e na sustentabilidade ambiental, integrando-se por completo a paisagem paradisíaca de Fernando de Noronha.
Com uma área de 3 mil m², três vezes maior que o tamanho do terminal atual, a nova estação irá oferecer maior conforto e comodidade aos usuários.
A Dix, que ganhou a licitação para istrar o aeroporto por um prazo de 25 anos, realizará investimentos totais de cerca de R$ 60 milhões neste período. Desse total, R$ 45 milhões serão destinados a construção do terminal.
O detalhamento do projeto arquitetônico, de autoria dos arquitetos Leonardo Moreira Lima e Fred Moreira Lima, está sendo finalizado juntamente com o processo de obtenção das licenças ambientais. Vencidas essas etapas, as obras deverão começar imediatamente.
Segundo Samuel Prado, diretor executivo da Dix, a estimativa é de que a obra fique pronta em dois anos e meio.
Além de Fernando de Noronha, a Dix, empresa do grupo pernambucano Agemar, istra em consórcio também mais 11 aeroportos no Estado de São Paulo, dentre eles os de São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente, como também outros dois aeroportos em destinos com apelo ecológico: Belém (PA) e Macapá (AM).