
A mais nova aeronave comercial da Rússia foi flagrada fazendo uma manobra muito semelhante a uma acrobática, que é incomum de se ver sendo feita por jatos deste porte. 6f6w30
O jato Yakovlev MC-21 é a grande aposta da Rússia para sua aviação civil, tendo em vista que o país está com sanções após a invasão da Ucrânia, de forma que suas companhias aéreas não conseguem comprar aviões fabricados pela Airbus, Boeing ou Embraer.
O MC-21-300 é do porte do Airbus A321 e do Boeing 757-200, levando até 210 ageiros. O seu processo de certificação foi atrasado, já que o avião não terá mais a opção de motores americanos Pratt & Whitney PW1000G, mas apenas os russos Aviadvigatel PD-14.
Apesar de a certificação não ter data prevista para acontecer, o avião participa de shows aéreos na Rússia, e ontem, dia 22, foi visto fazendo uma manobra que chamou atenção na cidade de Irkutsk, onde o modelo é fabricado.
Na gravação, nota-se que ele executa um movimento que quase se iguala à manobra acrobática chamada “hammerhead”, que significa cabeça de martelo, ou também “stall turn”, curva de estol.
Nesta manobra, a aeronave sobe praticamente na vertical até chegar próximo da velocidade de estol, e então o piloto comanda uma curva ainda na vertical, normalmente para a esquerda, apenas com a aplicação do leme, fazendo um giro sem perder altitude, até estar com o nariz apontado para baixo, quando inicia a descida.
Confira a performance do MC-21 captada em vídeo:
Russian MS-21-300 aircraft performs a spectacular maneuver in the skies over Russia's Irkutsk region.
— FL360aero (@fl360aero) August 23, 2024
The Russian medium-range enger aircraft MS-21 nearly performed the aerobatic maneuver called the "dead loop" during a test demonstration in Siberia.
These kind of maneuvers… pic.twitter.com/8vEtAkvxOd
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.