window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Novo buraco surge em via de taxiamento no Aeroporto de Congonhas e aviões fazem volta para decolagens

Outro problema surgiu no Aeroporto de Congonhas, agora com um novo buraco em outro ponto das pistas de taxiamento, obrigando os aviões a darem uma volta.

Aviões cruzando a pista e taxiando pelo lado oposto para a decolagem – Imagem: canal Golf Oscar Romeo – REPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO

Como mostrado pelo AEROIN nas últimas semanas, no dia 8 de dezembro um Boeing 737 ficou preso em um buraco na pista de táxi próximo da cabeceira 17R, que fica ao lado da Avenida Washington Luiz.

Este buraco foi reparado ao longo do mês, com os trabalhos concluídos ontem, 22 de dezembro, e o problema naquele ponto foi resolvido. Porém, na manhã deste sábado de feriado prolongado, outro buraco surgiu, agora na via de taxiamento próxima da cabeceira oposta, a 35L, ao lado do Bairro Jabaquara.

O buraco está na pista de táxi “Lima” (L), entre as taxiways “Juliet” (J) e “Kilo” (K), segundo informa o NOTAM de número F4977/23, divulgado pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Este trecho citado no NOTAM é o que dá o à cabeceira 35L da pista principal.

NOTAM em vigor neste sábado, indicando a presença do buraco na taxiway – Imagem via AIS WEB / DECEA

Apesar do NOTAM oficial do DECEA, a concessionária Aena, que recentemente assumiu a istração do Aeroporto de Congonhas, nega que tenha surgido buraco na taxiway. Em nota ao AEROIN, a empresa afirma:

“A Aena informa que realizou na madrugada deste sábado, no Aeroporto de Congonhas, um trabalho de manutenção preventiva nas pistas de taxiamento próximas à cabeceira 35. Foi feita uma repavimentação das pistas para melhorar as condições do asfalto e aumentar a segurança das operações. Para atingir a qualidade necessária, foi preciso uma interdição provisória para a cura adequada do asfalto. Essa intervenção não traz danos à operação do aeroporto neste sábado, que ocorre normalmente.”

Em vermelho a área indicada pelo NOTAM, cercada por cones | Imagem: canal Golf Oscar RomeoREPRODUÇÃO PROIBIDA SEM AUTORIZAÇÃO
No círculo vermelho, a região onde surgiu o buraco, e na linha verde, a trajetória que os aviões precisam fazer para chegar à cabeceira

Como mostram as imagens das câmeras ao vivo do canal Golf Oscar Romeo no YouTube, cujas imagens podem ser assistidas no player disponibilizado abaixo nesta matéria, os aviões estão tendo que usar a taxiway “Hotel” (H), cruzar a pista principal, depois seguir pela “Charlie” (C) até a pista auxiliar (17L/35R), e taxiar por ela até a taxiway “Delta”, para então entrar na pista principal.

Acompanhe ao vivo a movimentação de aeronaves em Congonhas na câmera do canal Golf Oscar Romeo na janela abaixo:

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias