
O primeiro avião P-3C Orion da Armada Argentina, recentemente incorporado, já está realizando voos de vigilância sobre o litoral argentino, conforme informou a Gaceta Marinera. Na tarde de terça-feira, 24 de setembro, ocorreu o primeiro voo do P-3C, matrícula 6-P-57, que pertence à Esquadrilha Aeronaval de Exploração, sob a dependência da Força Aeronaval Nº 3.
Em sua primeira missão de vigilância e controle dos espaços marítimos, e como demonstração de presença soberana, sobrevoou a concentração de pesqueiros na milha náutica 201, informou o Aviacionline.
Ademais, realizou exercícios com o submarino USS “Hampton” (SSN-767), um submarino de ataque de propulsão nuclear da classe Los Angeles, que está retornando de Valparaíso, Chile, após participar da operação naval multinacional UNITAS LXV.
O treinamento com o submarino da Marinha dos EUA foi realizado a 320 milhas náuticas a leste da cidade de Puerto Madryn e consistiu na detecção e identificação da unidade na superfície, identificação de apêndices, detecção com radar, FLIR e MAD, e o estabelecimento de uma série de comunicações operativas.
Este exercício oportuno, denominado EX, se revelou uma excelente oportunidade para testar e operar os equipamentos da aeronave, bem como para colocar em prática os procedimentos operacionais vigentes e aumentar o treinamento e a experiência do pessoal da Armada Argentina.
Leia mais: