
Apesar da guerra na Ucrânia, após a invasão da Rússia, a empresa aérea ucraniana Antonov Airlines segue realizando transportes de grande volume a partir de sua base secundária, em Leipzig, na Alemanha. Numa das suas recentes missões, um quadrimotor An-124 Ruslan transportou dois enormes helicópteros até o Níger.
O frete foi contratado pela Força Aérea Alemã (Luftwaffe) e prevê o transporte de cinco helicópteros CH-53G Super Stallion, usados no transporte de cargas pesadas, da Alemanha até Niamey, no país africano. Essas máquinas e mais cerca de 120 pessoas atuarão no país africano, dando e à missão da ONU no Mali (MINUSMA) a partir de julho.
Em ocasiões anteriores, a Alemanha já havia fornecido e com helicópteros à mesma missão da ONU, no entanto com equipamentos do modelo NH90 de transporte de tropas e de ataque.
A Antonov Airlines, por sua vez, tem sua operação parcialmente interrompida por conta da guerra. Sua base principal, em Gostomel, nos arredores de Kiev, foi bombardeada e diversos aviões foram perdidos. No entanto, cinco jatos do modelo An-124 foram salvos, já que estavam fora da Ucrânia quando os combates no aeródromo aconteceram. Com a destruição do AN-225, o AN-124 a a ser o principal avião da frota da empresa ucraniana.
