
A empresa aeroespacial norte-americana Stratolaunch anunciou no último domingo, 3 de dezembro, a conclusão de um voo transportando o primeiro veículo hipersônico Talon-A motorizado, chamado TA-1.
O voo foi o 12º da plataforma de lançamento Roc, o grande avião de duas fuselagens da empresa, e o primeiro em que transportou um veículo Talon com propelente ativo como parte de uma abordagem de preparação para o primeiro voo motorizado do Talon-A. Vale ressaltar, a título de curiosidade, que os pilotos vão apenas no cockpit de uma das fuselagens.
Neste projeto, o avião Roc fará a liberação do veículo TA-1 em altitude para avaliação da tecnologia de voo hipersônico.
O voo do Roc durou um total de 3 horas e 22 minutos e representou um avanço significativo no objetivo de curto prazo da empresa de concluir o voo motorizado com o TA-1. O objetivo principal foi avaliar o sistema de propulsão do Talon-A e os demais sistemas do Talon enquanto transportava propelente.

Um segundo objetivo foi verificar os sistemas de telemetria do Roc e do TA-1, que fornecem a consciência situacional para garantir que todos os sistemas estejam prontos para o voo motorizado durante a sequência de lançamento.
“O sistema de propulsão do Talon-A a um motor de foguete de propelente líquido que fornece o impulso necessário para atingir velocidades hipersônicas. Embora tenhamos conduzido vários testes de solo bem-sucedidos para abastecer e acender o sistema, precisávamos avaliar o desempenho do sistema no ambiente de voo antes do lançamento”, disse o Dr. Zachary Krevor, CEO da Stratolaunch.
“Os resultados iniciais do voo de hoje mostram que o sistema funcionou conforme previsto e determinaremos nossos próximos os enquanto se aguarda a revisão completa dos dados do teste”, completou o CEO.
Simultaneamente aos testes do TA-1, a Stratolaunch está progredindo na fabricação dos veículos TA-2 e TA-3, os primeiros veículos totalmente reutilizáveis da linha de produtos Talon-A.
Além de cumprir esse importante marco de teste, a empresa também anunciou recentemente dois contratos de voo com o Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUA e o programa Plataforma Multisserviço de Capacidade Avançada (MACH-TB – Multiservice Advanced Capability Test Bed) da Marinha como subcontratada da Leidos/Dynetics.
O Roc tem 117 metros de envergadura. Seu design de fuselagem dupla e seis motores apresenta componentes dos Boeings 747, incluindo a cabine de comando e os motores. Embora existam duas fuselagens, apenas a fuselagem direita é ocupada pelos pilotos durante o voo.
O grande jato pode transportar cargas úteis de até 226.000 kg (500.000 lbs) sob sua seção central de asa, ando uma variedade de veículos hipersônicos através do pilone instalado.