
Após uma hibernação de mais de 7 anos num aeroporto francês, o jato que serviu ao tirano líbio Muammar al-Gaddafi, morto em 2011, decolou novamente para um voo de testes que durou duas horas, conforme relata o site alemão especializado em aviação aeroTelegraph.
Segundo os alemães informam, em outubro do ano ado uma movimentação começou a ser observada em torno da aeronave, um A340-200, que está armazenada no Aéroport de Perpignan-Rivesaltes. De lá para cá houve testes de motores, de táxi e notadamente lhe estavam preparando para alçar voo novamente. De registro 5A-ONE, ele já foi o luxuoso Força Aérea Um do excêntrico governante líbio.
Quando foi enviado à França pelo governo interino da Líbia, em 2014, o jato tinha até buracos de bala, resultado da guerra civil que se abateu sobre o país africano desde antes da deposição do ditador Gaddafi.
Incredible day at #Perpignan today with one of the last @airbus #A342 returning in the sky atfer 7 years in stockage ! #5AONE is in the sky performing a 2h flight test today!!! #Avgeeks #Avgeek @flightradar24 @RadarBox24 #Airbus pic.twitter.com/L5RBoOiznp
— Clément Alloing (@CAlloing) May 3, 2021
A volta aos céus
Dados do RadarBox mostram que, no domingo (2), o 5A-ONE decolou às 13h38 da costa sa rumo à região de Lyon, onde fez alguns testes em altitude de cruzeiro, antes de retornar e pousar às 15h51 locais. Durante o voo, o jato alcançou a altitude máxima de 41 mil pés.
O aeroTelegraph comenta que o futuro do avião segue incerto e que a empresa de manutenção EAS, que está cuidando da aeronave, evita falar sobre o assunto, provavelmente a pedido do governo líbio. Então, resta a nós acompanharmos qual o desfecho terá essa história e qual o destino do clássico jato, de 24 anos. A parte boa é que já é possível vê-lo voando novamente.
