
Após ter chegado ao Brasil há cerca de duas semanas, o segundo avião Airbus A330-900 todo branco da Azul Linhas Aéreas já foi transladado do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), para o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).
A transferência entre o local onde foram realizados os procedimentos de nacionalização da aeronave e a principal base de operações aéreas da Azul foi realizada na última quarta-feira, 29 de maio. A chegada ao aeroporto paulista foi captada pela câmera do canal “Viracopos FullHD” no YouTube, conforme a gravação disponibilizada a seguir:
O avião A330neo visto acima é o registrado sob a matrícula PR-ANB, que antes voou na AirAsia X como HS-XJA e veio ao Brasil com a matrícula temporária VP-CUJ, registrada pelo lessor (dono da aeronave), a Avolon da Irlanda.
Assim como o PR-ANC, o outro A330-900 que já está voando pela companhia aérea, o PR-ANB também tem exterior branco e a configuração de interior da antiga operadora de baixo custo (low-cost) da Malásia, com alta densidade de assentos e sem entretenimento de bordo.
Futuramente, a Azul fará a reconfiguração das aeronaves para o seu padrão de cabine, porém, devido à atual necessidade de ampliação rápida de frota para atender à alta demanda de viagens aéreas, a companhia está colocando estes aviões em operação o mais rápido possível, sem promover a longa intervenção de modificação de interior.
Com a chegada do jato a Campinas, a expectativa é que seja alocado nos voos comerciais em breve. No começo de maio, o PR-ANC levou três dias entre a chegada a Viracopos e o primeiro voo comercial.