
A Prefeitura de Angra dos Reus, no Rio de Janeiro, informou que na manhã de terça-feira (7), foram lançadas oficialmente as obras de ampliação do Aeroporto Carmelo Jordão. Estão previstas na primeira etapa de ações a ampliação da pista, do pátio, do balizamento noturno e da cerca patrimonial; na segunda etapa, um novo terminal de ageiros.
As obras de extensão da pista, que ará a ter 1.075 metros – 90 metros a mais, no trecho sobre o mar –, possibilitarão maior mobilidade urbana, com a duplicação do número de ageiros. A ideia é que a área do aeroporto, de 850 mil metros, também ganhe, mais à frente, uma marina, um centro de convenções, um hotel e um centro comercial.
Mais de R$ 26 milhões serão investidos nas obras pelo governo do estado, impulsionando ainda mais uma parceria iniciada entre a Prefeitura de Angra e o governo federal. O aeroporto, hoje istrado pela Angra Aeroportos, recebeu uma multidão que demonstrava felicidade pelas ações de melhorias que vão fomentar ainda mais o turismo no município e em toda a Costa Verde.
– As obras vão mudar completamente o patamar do local, com voos comerciais de aviões com capacidade para até 90 ageiros e um novo terminal de atendimento mais completo àqueles que utilizarão o Aeroporto Carmelo Jordão – informa o diretor da Angra Aeroportos, Marco Gravatá Galvão, o primeiro a falar durante a cerimônia.
A obras serão iniciadas o mais rápido possível, na intenção de que a primeira parte das intervenções seja finalizada no começo da alta temporada de 2023.
– O aeroporto de Angra é fundamental para impulsionar a capacidade de empreender de toda a Costa Verde – disse o governador Cláudio Castro, que estava presente no evento, ao lado do senador Flávio Bolsonaro.
Os recursos do estado vão alavancar projetos importantes, gerando mais de mil empregos diretos, conforme projeções da concessionária. As intervenções no local incluem a complementação do pátio de aeronaves e da nova pista de táxi, sinalização horizontal, recapeamento e ampliação da pista sobre o mar, implementação de balizamento noturno, iluminação de pátio, sinalização vertical e construção de cerca operacional.
– Há tempos falamos da ampliação do aeroporto. Hoje estamos em um alinhamento total entre o governo federal, o governo estadual e a Prefeitura de Angra, numa oportunidade única para o município – conclui o prefeito Fernando Jordão.