
O turista, o hoteleiro, o motorista por aplicativo, o bugueiro, todos têm uma convicção: o Aeroporto Costa dos Corais, em Maragogi, dará nova força propulsora e alçará a atividade turística da região à altitude de cruzeiro para um voo pleno. A obra, aguardada há pelo menos duas décadas, saiu do papel e avança.
O então governador de Alagoas, Renan Filho, acionou as turbinas com a da ordem de serviço, e Paulo Dantas a fez decolar, com mais de 30% dos serviços já executados até o momento. A previsão de conclusão é para o início de 2026.
“Nós garantimos para o povo de Alagoas que nada ia parar e que levaríamos o estado daqui para melhor. E é isso que, de fato, está acontecendo. Só em obras estruturantes, estamos tocando aproximadamente 300 em todo o estado, gerando mais de 10 mil empregos”, destacou o governador Paulo Dantas.
Ele inspecionou as obras de construção do Aeroporto Costa dos Corais no início da semana e gostou do que viu. Mais de 200 máquinas, entre tratores, motoniveladoras, retroescavadeiras, compactadoras e caçambas, atuam na área de construção.
De acordo com o governador, a primeira etapa — que corresponde à terraplenagem e drenagem para implantação da pista de pouso e decolagem, de taxiamento e do pátio de estacionamento de aeronaves — deve ficar pronta já no primeiro bimestre do próximo ano.
A segunda etapa contempla a construção do Terminal de ageiros com 1.000 m², dois portões para embarque e desembarque e quatro balcões de check-in; além da pavimentação da pista de pouso e decolagem, que terá 2.200 metros de extensão e 45 metros de largura, podendo atender aeronaves como o A320 ou o B737-800. A previsão de conclusão é para agosto de 2025.
Já a terceira e última etapa deve ficar pronta no início de 2026, conforme informou Paulo Dantas durante a visita às obras. Esta fase abrange a implantação e pavimentação da via de o, rebaixamentos de morros e serviços complementares.
Recursos
Para a construção do Aeroporto Costa dos Corais, estão sendo investidos R$ 371 milhões, obtidos por meio de uma operação de crédito junto ao Banco do Brasil. Já foram pagos R$ 103 milhões, com 30% da obra concluídos.
A operação do aeroporto será 100% privada, por meio de concessão. São esperados entre 10 e 15 voos semanais no início da operação. A demanda estimada é de 80 ageiros por hora no pico.
Existe também a possibilidade de operação de um terminal de transporte de cargas para atender o Complexo Industrial Portuário de Suape, em Pernambuco. A unidade aeroportuária possui localização estratégica entre dois destinos turísticos: Recife e Maceió, ambos a 130 km de Maragogi.
“O Aeroporto Costa dos Corais terá um papel fundamental para o desenvolvimento do Norte de Alagoas e do Sul de Pernambuco”, afirmou Paulo Dantas.
Perspectiva de fluxo de 1 milhão de turistas
A região turística da Costa dos Corais, no Litoral Norte de Alagoas, é formada por oito municípios: Barra de Santo Antônio, Japaratinga, o de Camaragibe, Maragogi, São Miguel dos Milagres, Paripueira, Porto Calvo e Porto de Pedras. De acordo com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), a região tem o potencial de atrair quase 1 milhão de visitantes anuais até 2028.
Segundo a Setur, essa projeção reflete a crescente atratividade da região, impulsionada pelos investimentos em infraestrutura, como o Aeroporto Costa dos Corais e as vias de o, além do desenvolvimento imobiliário em curso.
O site do Observatório do Turismo de Alagoas informa que a Costa dos Corais possui 402 meios de hospedagem, totalizando 6.281 unidades habitacionais e 16.225 leitos. Atualmente, seis grandes empreendimentos hoteleiros estão em construção na região, adicionando mais de 1.500 novas unidades habitacionais e 2.500 leitos.
Fator fundamental
Um desses empreendimentos é o Íbis Styles Maragogi, com abertura prevista para 9 de dezembro deste ano. Dotado de 180 apartamentos, será o primeiro hotel da rede econômica presente em 18 países totalmente “pé na areia“, à beira-mar. A hoteleira Bruna Lira afirma que a construção do aeroporto foi um fator fundamental para a instalação do Íbis Styles em Maragogi.
“Maragogi é um destino carente dessa logística que o aeroporto traz: mais volume de pessoas e mais facilidade para operar os hotéis. Pensamos neste projeto já considerando o Aeroporto em Maragogi. Temos muitos hotéis próximos a aeroportos e sabemos o quanto isso é importante para a economia local. Espero que o aeroporto fique pronto o quanto antes para trazer mais turistas e novos empreendimentos para a cidade”, destacou Bruna.
Leia mais: