window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Oficiais da Força Aérea Boliviana recebem instrução sobre gestão do Espaço Aéreo no Brasil

Imagem: DECEA

Na última quarta-feira (26), Oficiais Aviadores da Força Aérea Boliviana participaram de instrução sobre o tema “istração do Espaço Aéreo”, ministrado pelo Assessor Operacional da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira na Bolívia (MTAB-Bolívia), Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Ricardo David Benedictis.

No total, 24 alunos do curso de Emprego de Grandes Forças e Comandante de Missão participaram do assessoramento, que foi realizado nas dependências do Comando de Segurança e Defesa do Espaço Aéreo (COSCEA). Para o Chefe do Estado Maior do COSDEA, General Juan Jesús Ballester Aguirre, a experiência e o conhecimento da equipe da MTAB-Bolívia agregam valor para o objetivo do curso.

O intuito é capacitar os jovens oficiais para desempenharem ao nível tático as funções correspondentes à sua hierarquia na doutrina de emprego de grandes forças e de comandante e missão. Assim, estarão aptos a integrar as futuras missões que envolvam meios em operações combinadas com outras Forças Aéreas”, explicou o Oficial-General.

Ao longo do dia, o Capitão David abordou os aspectos referentes à doutrina norte-americana, realizando um comparativo com a que é aplicada pela Força Aérea Brasileira. Foram abordados assuntos como a integração da istração do Espaço Aéreo dentro do sistema de Gestão do Tráfego Aéreo, os objetivos do controle do espaço aéreo, as funções e responsabilidades das principais autoridades em termos de operações conjuntas, os documentos que devem ser produzidos, as medidas de controle do espaço aéreo e os elementos de coordenação.

A experiência do Brasil com as operações Cruzeiro do Sul Exercise (CRUZEX) foram levadas em consideração durante a instrução, especialmente no que diz respeito à elaboração do Plano de Coordenação do Espaço Aéreo. “Com o registro das melhores práticas e considerando as lições aprendidas nesse grande exercício multinacional que realizamos no Brasil desde 2002, o planejamento da CRUZEX se torna mais abrangente e eficiente a cada edição. Este ano, a Força Aérea receberá, pela nona vez, militares de diversas nações para o maior treinamento conjunto do país”, comentou o Assessor Operacional MTAB-Bolívia.

Informações do DECEA

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias