window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Oficial paraguaio é qualificado como Instrutor de Voo em helicóptero da Marinha do Brasil

Imagem: Marinha do Brasil

Após a XIII Reunião de Estados-Maiores e conforme o estabelecido no Plano de Cooperação 2023-2024 entre a Marinha do Brasil (MB) e a Armada Paraguaia (ARPAR), o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Oeste (EsqdHU-61), subordinado ao Comando do 6º Distrito Naval, recebeu, entre os dias 16 de outubro e 21 de dezembro de 2024, o Comandante do Grupo Aeronaval de Helicópteros da Armada Paraguaia, Tenente de Fragata Piloto Aviador Naval Abraham Josué Narvja Melgadejo. O objetivo foi promover intercâmbio e qualificação do militar como Instrutor de Voo.

O treinamento, com carga horária de 41 horas, foi focado no domínio técnico da aeronave AS350BA Esquilo (UH-12) e contemplou aulas teóricas sobre aerotécnica, procedimentos, limitações e emergências, além dos estágios de voo Alfa para qualificação no modelo, estágio Kilo para qualificação como instrutor e voo visual noturno.

Para o Comandante do EsqdHU-61, Capitão de Fragata Rafael De Azevedo Pereira, “a recepção de um profissional de uma força armada estrangeira é um marco significativo, tanto para o participante do curso quanto para a instituição como um todo. Este intercâmbio representou uma valiosa oportunidade de fortalecimento dos laços de amizade e cooperação, permitindo o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as forças armadas de ambos os países.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias