window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Oficina de Melhoria Contínua AVSEC reúne profissionais para discutir segurança e riscos na aviação civil

Pátio do Aeroporto Internacional de Guarulhos

Projeto de Melhoria Contínua de Segurança da Aviação Civil contra Atos de Interferência Ilícita (AVESEC) promoveu sua segunda edição da Oficina de Melhoria Contínua AVESEC entre os dias 8 e 10 de outubro.

O evento online contou com a participação de aproximadamente 400 profissionais, incluindo operadores aéreos, operadores de aeródromos, centros de instrução AVESEC, Serviços Auxiliares ao Transporte Aéreo (Esatas), instrutores Avsec, Agentes de Proteção da Aviação Civil (APAC), vigilantes e servidores da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Segundo informou a ANAC, durante a oficina, foram discutidos os principais riscos relacionados aos itens de maior não conformidade nas atividades de controle de qualidade AVESEC, visando ao alinhamento entre operadores e à melhoria contínua da segurança. A programação incluiu uma mesa-redonda sobre procedimentos de segurança em canais de inspeção, com a participação da ANAC, do Aeroporto Internacional de Viracopos, do Grupo Orbital e da Polícia Federal (PF).

Também foram abordadas a avaliação de riscos regulatórios pela ANAC, uma metodologia de avaliação adotada pelo Aeroporto Internacional de Brasília (Inframérica) e a avaliação de risco cibernético na aviação civil. A oficina ainda tratou do Plano de Segurança de Empresa de Serviços Auxiliares ou Explorador de Área Aeroportuária (PSESCA), com apresentação da VINCI Airports.

Os participantes debateram a seleção e reciclagem de profissionais AVESEC, procedimentos de inspeção de segurança, controle de qualidade e testes AVESEC.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Pela 1ª vez, sa Dassault participará do Catarina Aviation Show, em...

0
O evento, que é o maior encontro da aviação executiva fechado a convidados, será realizado entre os dias 5 e 7 de junho.