window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Omni Táxi Aéreo fecha acordo com o Ibama para apoio no combate aos incêndios florestais

A Omni Táxi Aéreo, subsidiária do Grupo Omni Helicopters International (OHI), acaba de firmar um contrato com o Ibama, marcando um o significativo no combate aos incêndios florestais que assolam a região do Pantanal.

Com duração de seis meses e início previsto para final de agosto, a parceria visa enfrentar o problema crescente das queimadas florestais que têm aumentado exponencialmente e que ameaçam o meio ambiente a cada ano.

Para essa missão, será utilizada a aeronave Airbus H225, um helicóptero bimotor de grande porte com capacidade para transportar até 19 pessoas. Equipado com o Bambi Bucket, a aeronave pode carregar até três mil litros de água, permitindo uma resposta rápida e eficiente aos focos de incêndio.

“Esse contrato com o Ibama é fruto do reconhecimento da nossa competência, onde destacamos a nossa bagagem operacional e altos padrões de segurança e reforça a elevada capacidade operacional e versatilidade dessa aeronave de grande porte no combate a incêndios e e a outras atividades executadas pelo Ibama. Com mais de 23 anos em diferentes missões no Brasil, vamos contribuir fortemente para a proteção das nossas matas e florestas, criando a base de um relacionamento comercial de longo prazo com o Ibama”, diz Décio Galvão, diretor comercial da Omni Táxi Aéreo.

“O Ibama está ampliando sua capacidade nas operações aéreas para combater incêndios florestais no Pantanal e na Amazônia. O helicóptero de grande porte possibilitará ganho de eficiência, ando do transporte de apenas quatro brigadistas por viagem para 19, permitindo maior tempo de ação nas linhas de combate do fogo. A maior capacidade de transporte de água também será uma importante melhoria, aumentando em cinco vezes a capacidade de cada lançamento, diferencial importante em áreas de floresta degradada, em que atualmente não há efetividade com pequenas quantidades ou por meio de aviões. O lançamento concentrado de volume água nesses locais será de grande auxílio às equipes de terra, o que somente é possível com helicópteros desse porte”, explica Jair Schmitt, Diretor de Proteção Ambiental do Ibama.

A operação contará com uma equipe especializada, composta por piloto, copiloto, mecânicos e mestres de carga, que trabalharão em conjunto com os brigadistas do Ibama. Embora a apresentação da aeronave ocorra em Brasília, a atuação se estenderá por todo o Centro-Oeste e região amazônica, operando conforme a necessidade.

A expansão para missões desta natureza, em particular para apoiar iniciativas que têm um impacto positivo para o meio ambiente, fazem parte da estratégia do Grupo OHI, enquanto se posiciona como o principal provedor de soluções de mobilidade aérea. Essa iniciativa representa um importante avanço na luta contra os incêndios florestais para a preservação do meio ambiente.

Informações da Omni

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias

Programação muda e Airbus A340 que trará time de futebol ao...

0
O Airbus A340 contratado para transportar um time alemão de futebol ao Brasil neste mês de maio teve uma alteração de programação.