
A LATAM informa que uma fêmea de onça-pintada (Panthera onca), um dos maiores felinos das Américas e símbolo da biodiversidade brasileira, ganhou um novo lar com auxílio da aviação.
Na terça-feira (29/4), o programa Avião Solidário da LATAM realizou, em parceria com o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), o transporte aéreo gratuito do animal de Boa Vista (RR) para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres) do Distrito Federal, onde foi acolhido e está recebendo os cuidados necessários para participar de um programa de soltura.
O felino foi apreendido em janeiro deste ano em um sítio na região de Novo Progresso, no Pará, após uma denúncia. Foi encaminhado ao CETAS em Santarém e, posteriormente, transferido para a unidade do Ibama em Boa Vista, onde permaneceu até o momento do transporte.

O deslocamento aéreo realizado pela LATAM Cargo foi fundamental para garantir mais conforto e segurança à onça, reduzindo para cerca de 4 horas um trajeto que, por vias terrestres, levaria aproximadamente 7 dias.
As operações da LATAM entre Boa Vista e Brasília são feitas de uma a duas vezes por dia, com aeronaves Airbus A320 ou A321. Especificamente ontem, 29, o modelo utilizado foi o A321.
Em 13 anos de existência, o programa Avião Solidário da LATAM, em conjunto com instituições parceiras, já realizou o transporte gratuito de cerca de 4,6 mil animais no Brasil.
O Avião Solidário está conectado com o pilar de Valor Compartilhado da Estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM e coloca à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia.
Atualmente, o Avião Solidário mantém parcerias com diferentes instituições no Brasil, como Amigos do Bem, Movimento União BR, Gastromotiva, Por1Sorriso, Instituto Rodrigo Mendes, Amazone-se e SOS Mata Atlântica.
Com informações da LATAM