
A Força Aérea Portuguesa (FAP) informou na sexta-feira, 9 de maio, que o Primeiro-Sargento Igor Silva alcançou um marco histórico ao se tornar o primeiro tripulante da Força Aérea a atingir as 3000 horas de voo no helicóptero EH-101 Merlin.
Em 12 anos de serviço, o Primeiro-Sargento Igor Silva, Operador de Sistemas do EH-101 Merlin, conta com uma média de 250 horas de voo anuais, num total de 828 missões operacionais, incluindo 666 transportes médicos aéreos e 128 missões de busca e salvamento.
Um Operador de Sistemas é responsável por operar o guincho do helicóptero e tem o importante papel de atuar como os “olhos” dos pilotos, pois é ele quem os orienta, por voz, para posicionar o helicóptero corretamente quando os pilotos não conseguem ter a visão perfeita sobre o objetivo.
Esta função é crucial e acresce de importância quando as missões são realizadas em condições meteorológicas desafiadoras.

Atualmente desempenhando funções no Esquadrão 752 “Fênix”, o Primeiro-Sargento Igor Silva é também instrutor de operação de sistemas e guincho, inspetor de produção de célula e motores e técnico de análises e medições de vibração.
A FAP ressalta que este feito das 3000 horas de voo reflete o compromisso e a coragem de todos os militares que diariamente arriscam a vida “Para que outros vivam!”.
Informações da FAP