Após a baixa de serviço dos exóticos helicópteros russos Mi-35 “Hind”, da Força Aérea Brasileira (FAB), algumas unidades ainda ficaram na sua base original. Veja como elas estão em fotos inéditas.

Apelidados de crocodilos pelo seu formato diferente e camuflagem com tons de verde, os 12 helicópteros Mil Mi-35M “Hind”, designados AH-2 “Sabre” na FAB, chegaram ao país em 2010, mas foram aposentados esse ano, após apenas doze anos de serviço militar.
A compra foi feita como uma maneira do Brasil compensar a balança comercial com a Rússia, que comprava muita carne brasileira e tinha retirado um embargo sanitário recente. Apesar da demanda antiga dos militares por um helicóptero puramente de ataque, o “Hind” não estava cotado, exatamente pelos problemas com o e pós-venda da Rússia, que foram expostos globalmente na invasão da Ucrânia, ainda em curso.
No entanto, a decisão da retirada dos helicópteros foi feita antes de Putin ordenar a invasão do país vizinho e, como noticiamos, as aeronaves foram enviadas para Lagoa Santa, em Minas Gerais, onde era feita a manutenção – quase 2.500 km de distância da Base Aérea de Porto Velho, onde fica a sede do Esquadrão Poti, único operador do AH-2.

Das 12 aeronaves, 8 foram enviadas para Lagoa Santa, onde estão estocadas, uma para exposição no Museu Aeroespacial no Rio de Janeiro, e 3 helicópteros estão ainda em Rondônia, como mostram as fotos exclusivas enviadas ao AEROIN por uma fonte próxima ao Esquadrão Poti. Nas imagens é possível ver os helicópteros de matrícula FAB-8951, FAB-8952 e FAB-8953 parados, sem os rotores principais e sem seus canhões característicos.
Duas das aeronaves estão em hangares fechados e uma num hangarete remoto, mais aberto. Segundo a fonte nos informou, eles serão usados para exposição estática durante eventos na base, assim como eventos solenes.
Por enquanto não está publicamente informado qual será a próxima aeronave do Esquadrão Poti, ou mesmo se ele será desativado. Os aviadores da base estariam treinando temporariamente em aeronaves H-36 “Caracal” (Airbus H225M) e Sikorsky UH-60L “Blackhawk”.
