window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Ouça as comunicações do controle de tráfego aéreo do momento em que o King Air caiu em São Paulo

Uma gravação da frequência de controle de tráfego aéreo da Torre de Controle do aeroporto Campo de Marte permite ouvir como foram as comunicações relacionadas ao momento em que o avião Beechcraft King Air F90, de matrícula PS-FEM, sofreu o acidente aéreo na cidade de São Paulo na manhã da sexta-feira, 7 de fevereiro de 2025.

Vale ressaltar que as frequências de comunicação aeronáutica são públicas, podendo ser ouvidas e gravadas por qualquer pessoa.

No vídeo abaixo, as gravações são do canal Aeroescuta (aeroescuta.com.br/), bastante conhecido por disponibilizar na internet em tempo real as frequências de diversos aeroportos e centros de controle do Brasil.

A aeronave acidentada é referida nas comunicações como Fox Eco Mike, já que suas letras FEM são pronunciadas como Foxtrot, Echo e Mike no alfabeto fonético internacional. Note que os espaços de tempo de silêncio foram suprimidos da gravação, portanto, nem todas as mensagens são tão próximas quanto apresentadas.

Abaixo do vídeo a seguir, leia mais detalhes sobre as mensagens na gravação:

Conforme ouvido acima, assim que o King Air decolou às 07h16 (“decola aos uno meia”) e o piloto recebeu, da controladora de tráfego aéreo da Torre Marte, as instruções para continuidade do voo, ele respondeu: “Fox Eco Mike solicita retorno imediato”.

A controladora então forneceu as instruções para que o piloto retornasse para o Campo de Marte, porém, já não ocorreu mais nenhuma resposta do piloto.

Em seguida, outro piloto, no avião de matrícula RSD (“Romeo Sierra Delta”), que estava ao lado da pista para decolar em breve, informou que estava com contato visual com o King Air e que aguardaria no local em função da solicitação de retorno.

As próximas mensagens da controladora são chamadas ao PS-FEM, todas sem nenhuma resposta, incluindo um pedido ao piloto do RSD para que fizesse uma ponte (fazer uma ponte significa tentar fazer a comunicação), que também não obteve resposta ao chamar pelo piloto do King Air.

Pouco depois, o piloto do RSD comentou à controladora: “Acho que aconteceu algum problema”. E outro piloto, do SAN (Sierra Alpha November), afirmou que viu fumaça. Mais adiante, o piloto do RSD lamentou: “Que tragédia, senhorita”.

Depois, em contato com o piloto do helicóptero de matrícula PIS (Papa India Sierra), que estava em voo, a controladora perguntou se ele também via fumaça na posição em que ele estava. Ele afirmou que sim, e quando ela solicitou se ele conseguia identificar se era alguma aeronave, ele informou que não, pois havia muita fumaça preta.

O piloto então reportou que tinha acabado de ar sobre o local, e que viu fogo na avenida, incluindo um ônibus pegando fogo, mas que não sabia dizer se o incêndio começou no ônibus. E logo completou que parecia que o ônibus estava começando a pegar fogo naquele momento.

Daí em diante, há diversas comunicações com outras aeronaves, como com o helicóptero Águia da Polícia Militar que decolava, e de um helicóptero de emissora de televisão, que partia para cobrir a ocorrência: o PS-ZZZ (Papa Sierra triplo Zulu), cujo piloto afirmou que os bombeiros haviam informado que provavelmente se tratava de um avião King Air.

Depois, o piloto do GHD (Golf Hotel Delta), helicóptero da rede Globo, ou a informação: “Confirmado pela imagem da câmera aqui. Dá para ver a asa de uma aeronave de pequeno porte. Sem maiores informações ou identificações.”

Por fim, após a confirmação da queda do PS-FEM, a controladora informou ao RSD que o aeroporto estava reaberto para as operações, e ele comentou: “Que Deus conforte todo mundo ali e as famílias de todos. Que tragédia”. Em seguida, ele também desejou “Bom trabalho a todos e força”.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias