
Novas informações sobre o incidente ocorrido com o Airbus A330, que teve sua decolagem iniciada fora da pista, mostram como foi a comunicação entre o piloto e o controlador de tráfego aéreo no momento em que se deu a ocorrência.
Segundo o áudio registrado, acompanhado de uma animação do movimento do avião pelo mapa do aeroporto de Newark, é possível acompanhar desde as instruções prévias dadas aos pilotos do Airbus A330-300 da matrícula TC-JNI, no voo TK-30 da Turkish Airlines, até a continuidade do taxiamento posterior ao incidente.

Primeiro, nota-se o controlador informando que havia outro avião para pousar, mas que estava a 13 milhas de distância, portanto, o Turkish estava autorizado a decolar da pista 22R a partir da taxiway W.
A resposta do piloto não é captada pela gravação, e logo depois observa-se o avião ultraando a pista (destacada em cinza-escuro) e alinhando incorretamente na taxiway P que fica do outro lado da pista.
Então, a aeronave começa a corrida de decolagem na taxiway P até o controlador notar e avisar: “Turkish 30D, cancele a autorização de decolagem, você está na taxiway P, senhor”.
O piloto responde “Parar na pista, Turkish 30D Pesado”, o que parece indicar que ele ainda não havia se dado conta de que estava na taxiway, mas apenas que havia sido instruído a cancelar a decolagem e parar na pista.
Deste momento em diante, o controlador e o piloto prosseguem com as comunicações do taxiamento em solo e da necessidade de uma espera do Airbus A330 em solo até a nova decolagem, por conta dos freios que ficaram superaquecidos devido à frenagem intensa da partida abortada.
Veja a seguir o áudio e a animação (a depender do dispositivo que você estiver utilizando, poderá utilizar as configurações no canto do vídeo para ativar a tradução automática de legenda para o português):
Para rever todos os detalhes sobre este incidente, você pode rever a matéria anterior clicando aqui ou no título a seguir: