
Uma gravação feita por uma câmera voltada ao Aeroporto de Navegantes, em Santa Catarina, permite a experiência de acompanhar o momento em que um dos pilotos de um Boeing 737 reportou algo anormal na pista de pousos e decolagens, logo após ter aterrissado, e os procedimentos adotados após o reporte.
O vídeo a seguir foi publicado pelo canal “Chumbinho Aviação nas Nuvens”, que mantém a câmera ao vivo voltada ao aeroporto do litoral catarinense, incluindo a frequência das comunicações de controle de tráfego aéreo.
Primeiro, é possível acompanhar uma arremetida do jato, durante a primeira aproximação, devido a ter incidido vento de cauda. Posteriormente, ao pousar no sentido contrário para ter o vento favorável, ocorreu a situação:
Como visto nas cenas acima, após desacelerar, fazer a volta na cabeceira oposta e realizar backtrack (taxiamento pela pista no sentido contrário ao pouso), o piloto solicitou que fosse enviado o pessoal do aeroporto para verificação da pista, pois notou, perto da cabeceira 26, asfalto solto e um buraco.
Na sequência, como também evidenciado pelas comunicações, foi informado aos demais pilotos que a inspeção não identificou buraco na pista, mas apenas detritos soltos. Eles foram recolhidos para liberação da pista, permitindo a retomada das operações após não muito tempo.