
No dia 4 de março, o comandante Hideyuki Kono, 67, e seu filho, o primeiro-oficial Sho Kono, 38, voaram juntos na cabine pela primeira vez, durante um serviço da Japan Air Commuter (JAC), uma companhia aérea regional do grupo da Japan Airlines. O voo de ida e volta foi realizado na aeronave ATR 42-600 de registro JA09JC, com destino ao Aeroporto de Kagoshima.
O momento foi particularmente especial porque também marcou a despedida do comandante Hideyuki, que atingiu a idade de aposentadoria de 68 anos na semana seguinte, após 46 anos de voo. Ele começou a voar na Toa Domestic Airways (TDA, posteriormente renomeada para JAS) em 1977, e desde então realizou voos em diversas aeronaves, como Japan Aircraft YS-11, Douglas DC-9, McDonnell Douglas MD-90 e Boeing 777.
“Embora seja meu filho, ele é um bom colega”, disse o comandante Hideyuki, adicionando que, com isso, ele sentia que cumpria com louvor sua missão como piloto.
Além de comandarem o voo, os pilotos Hideyuki e Sho tiveram a oportunidade de irar a rica natureza das ilhas e do mar durante o voo, num grande programa de pai e filho e uma experiência que não será mais esquecida.