
Técnica da Coordenadoria de Biodiversidade (Cobio), da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), Vanessa Alencar, responsável pela área de Geoprocessamento da Sema, participou da palestra sobre Sistema de Aeronaves Não Tripuladas (UAS), ocorrida último dia 4, no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Fortaleza (DTCEA-FZ), ministrada pela 2º Sargento Aldine, do 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta III).
Na ocasião, a ministrante apresentou o sistema para solicitação de o ao Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves Não Tripuladas, as formas de cadastros de aeronaves e pilotos, além de normativas que regem o espaço aéreo nacional e o controle de tráfego do espaço aéreo. Também participaram do encontro, os membros do Programa Cientista Chefe de Meio Ambiente Sema/Funcap, Davis de Paula, Walasson Farias e Nayrisson de Jesus.
De acordo com a técnica da Sema, a palestra buscou reforçar e difundir as normas que regem o uso dos sistemas de UAS, além de apresentar as principais normas para a utilização dos mesmos, de forma adequada, por parte dos órgãos de segurança pública. “Com grande potencial para ações de proteção do meio ambiente, o uso de drones é cada vez mais comum. Portanto, entender as normativas e atos que regulamentam essa prática é fundamental para a Sema”, destaca.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), “o Sistema de Aeronaves Não Tripuladas foi criado em 2017, visando promover uma nova abordagem, ágil e moderna, para permitir o desenvolvimento do setor de drones no Brasil”.
Informações do Governo do Ceará
Leia mais: