
FARNBOROUGH, Reino Unido – A companhia aérea filipina Cebu Pacific (CEB), a fabricante de aviões Airbus e a fabricante de motores aeronáuticos Pratt & Whitney realizaram hoje, 22 de julho, uma cerimônia oficial no Farnborough International Airshow 2024 para comemorar o memorando de entendimento (MOU) assinado no começo deste mês para a histórica compra de aeronaves.
Como mostrado previamente, o acordo envolve até 152 aeronaves A321neo para a CEB, estimadas em US$ 24 bilhões (PHP 1,4 trilhão) com base nos preços de lista, o maior pedido de aeronaves na história da aviação filipina.
O MOU vinculativo cobre pedidos firmes de até 102 A321neo, além de 50 direitos de compra de aeronaves da família A320neo. A CEB selecionou os motores GTF da Pratt & Whitney para equipar as futuras aeronaves.
“O pedido foi projetado para dar à Cebu Pacific a flexibilidade de escolher entre as aeronaves A321neo e A320neo conforme necessário, ajudando-nos a nos adaptar às mudanças do mercado”, disse Michael Szucs, CEO da CEB. “Este acordo é um marco significativo em nossa missão contínua de tornar as viagens aéreas mais íveis e econômicas para todos, enquanto apoiamos a história de crescimento das Filipinas.”
A Airbus afirmou que o MOU é um testemunho da confiança da companhia aérea em seus produtos e um sinal positivo para a recuperação da indústria da aviação.
“Agradecemos à Cebu Pacific por sua contínua confiança na Airbus e em seus produtos. Essas aeronaves de última geração permitirão que a companhia aérea reduza seus custos operacionais e continue a oferecer tarifas baixas em um ambiente de mercado competitivo. Esperamos continuar trabalhando com a companhia aérea enquanto ela consolida sua posição como uma das principais transportadoras de baixo custo na região Ásia-Pacífico”, disse Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas de Aeronaves Comerciais da Airbus.
A Pratt & Whitney expressou gratidão pela contínua confiança da CEB no motor GTF, que a companhia aérea selecionou pela primeira vez em 2012.
“Este último pedido demonstra as crescentes oportunidades para a aviação nas Filipinas e na maior região da Ásia-Pacífico”, disse Rick Deurloo, presidente de Motores Comerciais da Pratt & Whitney. “Nosso motor GTF impulsionará esse crescimento, oferecendo eficiência de combustível líder na indústria e benefícios de sustentabilidade para aeronaves de corredor único. O pedido da Cebu Pacific atesta o valor que ele proporciona.”
O AEROIN está presente em mais essa edição do Farnborough International Airshow. Para conferir todas as notícias do grande evento, clique aqui.