
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) recebeu, entre 30 de agosto e 2 de setembro, a comitiva da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) para a Auditoria de 2024. A visita teve como objetivo garantir a segurança do tráfego aéreo no espaço aéreo brasileiro e verificar a qualidade dos serviços prestados pela Força Aérea Brasileira (FAB).
Segundo informações do DECEA, formada por profissionais do Escritório Regional da América do Norte, América Central e Caribe, a comitiva aproveitou suas palavras iniciais para apresentar os objetivos, que envolvem a observação da aplicação das medidas de segurança recomendadas em prol da segurança da aviação.
Tendo sempre o foco nos resultados, a avaliação dos planos de medidas corretivas e a aferição do desempenho das organizações se deu também por meio de revisão de documentos e conversas com as equipes das unidades auditadas.
Dentre as áreas avaliadas, estão o cumprimento da legislação e regulamentos; qualificação profissional; certificações; e controle de qualidade.
Os trabalhos começaram na manhã do dia 30 de agosto, no Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), onde os auditores foram recebidos pelo Comandante, Coronel Aviador Leonardo Machado Guimarães, e visitaram o Centro de Controle de Área de Brasília e o Primeiro Centro de Operações Militares.
Já no dia 02 de setembro, a comitiva chegou no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão, onde foram recebidos pelo Comandante, Major Aviador Douglas Luna Lopes, que apresentou a unidade. Depois da recepção, auditaram o Controle de Aproximação do Rio de Janeiro e a Torre de Controle.
Até o final da semana, será apresentado o relatório final, que informará o grau de conformidade do DECEA com as diretrizes que regulam a aviação mundial.
Leia mais: