As novas verificações de peso foram anunciadas pelo Departamento de Serviços de Bordo da Air India em uma carta interna destinada a fazer com que os comissários de bordo cumpram os novos padrões rígidos de uniforme e higiene. O tema está gerando polêmica.

Comissários de bordo da Air India estão se colocando contra as novas verificações de peso às quais serão submetidos antes de se apresentarem para os voos. O sindicato dos tripulantes de cabine teme que a prática possa afetar negativamente a saúde mental dos profissionais, no momento em que eles estão prestes a assumir importantes tarefas de segurança.
“A tripulação de cabine que está bem vestida e bem cuidada de acordo com padrões e regulamentos uniformes apresenta uma imagem positiva e profissional da companhia aérea”, observou o memorando interno visto pelo Times of India.
A associação de tripulantes de cabine da companhia aérea se opôs às novas regras, especificamente porque o índice de massa corporal e o peso da tripulação de cabine serão verificados por profissionais que não são da área da saúde. A tripulação de cabine indiana já precisa fazer uma pesagem anual em um consultório médico.
Em anos anteriores, a Air India demitiu comissários de bordo por excesso de peso, alegando que sua forma poderia “prejudicar a agilidade”. Há diversos casos relatados da prática que, de tempos em tempos, chegam à mídia mundial.
A tripulação de cabine da companhia aérea é revisada pelos Oficiais de Padrões Uniformes antes de se apresentar para um voo e aqueles que forem considerados fora do padrão podem ficar suspensos por até um mês. Os que forem avaliados como “acima do peso” serão obrigados a participar de pesagens regulares antes de serem autorizados a retornar aos céus.