
EXCLUSIVO – Imagens feitas durante a tarde de ontem, 11 de outubro, em Campinas-SP, mostram que o Aeroporto Internacional de Viracopos recebeu a operação de um clássico avião Antonov AN-12, modelo fabricado na Ucrânia na época da União Soviética.
Registrado sob a matrícula UR-CAJ e operado pela companhia aérea ucraniana Ukraine Air Alliance, o equipamento de 56 anos de idade pousou no início da tarde da sexta-feira e, poucas horas depois, já decolou do interior paulista.
Os vídeos a seguir, publicados por Tiago Ribeiro no Instagram e pelo canal “Viracopos FullHD” no YouTube, mostram a chegada e a partida do quadrimotor. Abaixo das gravações, leia mais detalhes sobre a operação.
Dados das plataformas de rastreamento online de voos mostram que a aeronave pousou em Campinas vindo de Manaus (AM) e depois decolou de volta para a capital do Amazonas.
Segundo informações as quais o AEROIN teve o a partir de uma fonte relacionada à operação, a Ukraine Air Alliance foi contratada para atender a uma necessidade de uma companhia aérea sul-americana. Um avião desta empresa teve um problema de motor no México e precisa de urgente substituição do propulsor para poder voltar a voar.
Assim, como o AN-12 da Ukraine estava em Manaus, deixando o país após uma importação de peças feita nos últimos dias para a Embraer entre os Estados Unidos e São José dos Campos (SP), foi contratado para se deslocar de volta ao estado de São Paulo, para o embarque do motor em Viracopos.
Tendo pousado em Manaus na noite da sexta-feira, o clássico quadrimotor soviético continua no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes até esta manhã de sábado, com programação de decolagem para 09h00 (horário local).
O destino será o Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, que atende à capital mexicana Cidade do México, mas ainda haverá mais uma parada para reabastecimento em na capital do Panamá.