
A Dirección Nacional de Aeronáutica Civil do Paraguai (DINAC) informa que, com o objetivo de atender às Normas e Métodos Recomendados pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO) e garantir as margens aceitáveis de Segurança Operacional das operações aeronáuticas da República do Paraguai, diversos aeroportos do país estão recebendo operações do Avião Laboratório Embraer Legacy 500 da Força Aérea Brasileira (FAB).
A aeronave, designada IU-50, é operada pelo Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), subordinado ao Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e conta com equipamentos para aferição e calibração de sinais de equipamentos de auxílio à navegação aeronáutica.
Segundo a DINAC, o itinerário desta semana é o seguinte:
– Segunda-feira: Aeroporto Tenente Amin Ayub G. em Encarnação;
– Terça-feira: Aeroporto Dr. Augusto Fuster em Pedro Juan Caballero;
– Quarta, quinta e sexta-feira: Aeroporto Internacional Guarani em Minga Guazú.
“Esses trabalhos são realizados para que a DINAC forneça e garanta a todos os seus usuários um serviço de Navegação Aérea seguro, regular e eficiente”, declara a agência reguladora da aviação paraguaia.
Em março deste ano, ocorreu a comemoração dos 40 anos do primeiro voo de inspeção do GEIV no Paraguai. A cerimônia militar aconteceu na sede da Missão Técnica Aeronáutica Brasileira (MTAB), e contou com a presença de representantes da DINAC, da MTAB e do GEIV.
A primeira Inspeção em Voo em território paraguaio com aeronaves brasileiras, utilizando o Embraer 110 Bandeirante, ocorreu de 14 a 31 de março de 1983, marcando o início da parceria entre Brasil e Paraguai. Desde então, o GEIV contribui, com o conhecimento dos seus pilotos e técnicos, na calibração e na certificação de equipamentos e procedimentos de navegação aérea, visando sempre a segurança do transporte aéreo.