
O consórcio entre a Rede VOA e a Air BP, líder no fornecimento de combustível de aviação, anunciou a aquisição de créditos de carbono referentes aos combustíveis fornecidos nos aeroportos de Jundiaí e Campos dos Amarais, em Campinas.
Este compromisso abrange 4,8 milhões de litros de combustível, dos quais 4,35 milhões são JET A e 465 mil litros são AVGAS 100LL, cobrindo o período de novembro de 2023 a junho de 2024. A parceria entre as duas empresas está prevista para durar até 2027.
Esta é a primeira iniciativa a nível nacional da Air BP para compensação de carbono em combustíveis de aviação. Os créditos de carbono, adquiridos da BP Target Neutral, são provenientes de projetos verificados e monitorados de forma independente, conforme o código de melhores práticas da International Carbon Reduction & Offset Alliance (ICROA).
O CEO da Rede VOA, Marcel Moure, destacou que nos primeiros oito meses do contrato, a compensação de carbono atingida equivale a 94 viagens de um Boeing 777 entre o Rio de Janeiro e a Europa. Ele expressou orgulho na parceria e o desejo de expandi-la para outros aeroportos.
Os créditos de carbono adquiridos têm a finalidade de compensar o dióxido de carbono associado à produção, transporte e combustão dos combustíveis em aviões abastecidos nos aeroportos mencionados. A cada seis meses, os créditos de carbono aplicados ao contrato de abastecimento serão aposentados, com a próxima parcela prevista para novembro.
A Rede VOA é responsável pela concessão de 16 aeroportos no estado de São Paulo e busca integrar a aviação regional. Está empenhada em aumentar os voos comerciais e executivos, além de fomentar negócios nos seus sítios aeroportuários. Entre os aeroportos istrados pela Rede VOA estão os de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Bauru-Arealva, Marília, São Manoel, Avaré-Andu, Sorocaba, Campinas, Registro e Itanhaém.
Essa iniciativa demonstra o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental, alinhando-se a um movimento crescente de esforços para reduzir as emissões de carbono na indústria de aviação.