window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Pelo Aeroporto de Campinas-Viracopos, um radar meteorológico foi trazido do exterior para a Unicamp

Imagem: Divulgação – Aeroportos Brasil Viracopos

O Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), recebeu, no dia 13 de setembro, um radar meteorológico de última geração destinado à Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). O equipamento foi transportado em um Boeing 767-300F, vindo de Miami (EUA).

Segundo informações da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), o radar foi projetado para detectar eventos climáticos extremos, para atender exclusivamente a Região Metropolitana de Campinas (RMC).

O equipamento será parte integrante do Centro Regional de Meteorologia da RMC, cuja missão será monitorar a formação de fenômenos meteorológicos severos, gerar alertas em tempo real e manter a Rede de Alerta de Desastres em operação contínua.

O Centro Regional de Meteorologia da RMC estará conectado aos sistemas de monitoramento estadual e federal, ampliando a capacidade de prevenção e resposta a desastres naturais na região.

O equipamento foi adquirido por meio de uma parceria entre a Unicamp, o Conselho de Desenvolvimento da RMC e a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp), que representa os 20 municípios da região. A expectativa é que o radar entre em operação experimental até o final deste ano.

A ABV destaca que a operação de desembarque do equipamento foi considerada um sucesso pelas equipes envolvidas, reafirmando a eficiência e a excelência do terminal em operações complexas e consolidando Viracopos como um importante hub logístico para a América Latina.

Informações da Aeroportos Brasil Viracopos

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias

Primeiro caça coreano KF-21 de produção entra na fase de montagem...

0
O primeiro caça KF-21, produzido em massa pela Korea Aerospace Industries (KAI), entrou na fase de montagem final. Essa etapa crucial