window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Pentágono firma acordo com a Radia para avaliar enorme avião cargueiro WindRunner para operações civis e militares

Concepção gráfica – Imagem: Radia

A empresa americana Radia anunciou a de um acordo cooperativo de pesquisa e desenvolvimento (CRADA) com o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) para avaliar as capacidades de sua aeronave WindRunner como uma solução logística dual voltada ao transporte de cargas civis e militares de grandes dimensões.

Atualmente em desenvolvimento, o WindRunner promete ser a maior aeronave do mundo em termos de volume. Terá 109 metros de comprimento, 80 metros de envergadura e capacidade para operar em pistas curtas e não preparadas. Segundo a Radia, seu volume interno será doze vezes maior que o de um Boeing 747.

O acordo foi firmado com o Comando de Transporte dos EUA (USTRANSCOM) e permitirá analisar a viabilidade do WindRunner como plataforma comercial para o transporte de cargas críticas, informou o Aviacionline.

Também será avaliada sua possível integração à Frota Aérea da Reserva Civil (CRAF) — programa por meio do qual companhias aéreas dos EUA disponibilizam aeronaves ao Pentágono em situações de crise, como ocorreu durante a evacuação de Cabul em 2021.

Avaliação em quatro eixos

O CRADA prevê uma série de estudos conjuntos em áreas estratégicas:

Capacidade de carga e manuseio: análise dos tipos de carga militar que a aeronave poderá transportar, como equipamentos superdimensionados, materiais aeroespaciais e ajuda humanitária.

Operações terrestres: avaliação da infraestrutura necessária, procedimentos de aeródromo e compatibilidade com instalações não tradicionais.

Planejamento operacional: desenvolvimento de perfis de missão e análise de desempenho do WindRunner em diversos cenários.

Integração com sistemas do DoD: identificação de segmentos logísticos que possam se beneficiar de uma capacidade comercial de carga superdimensionada.

O WindRunner torna possível entregar as melhores coisas do mundo aos lugares mais difíceis de alcançar”, afirmou Mark Lundstrom, fundador e CEO da Radia. “Esta colaboração demonstra como as capacidades comerciais podem ser integradas para atender às necessidades de defesa nacional.

O CRADA também permitirá a troca de dados técnicos e operacionais, além de interações diretas entre especialistas da Radia e do DoD. Os resultados do acordo contribuirão para definir novas estratégias de mobilidade aérea voltadas a operações de uso duplo (civil e militar).

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Em nova ação da LATAM pelo Avião Solidário, jaguatirica resgatada voa...

0
O transporte aéreo realizado pela LATAM Cargo garantiu mais conforto e segurança à jaguatirica, reduzindo para cerca de 2 horas o trajeto.