
Pesquisadores russos realizaram testes em uma “ram air turbine” de produção local para a aeronave regional Yakovlev MC-21 (ou MS-21), como parte de um esforço de substituição de importações para o avião.
A turbina, que é acionada em caso de perda da alimentação de energia da aeronave em voo, foi produzida pela especialista Kristall e submetida a testes no Instituto Central Aerohidrodinâmico de Moscou. O instituto afirmou que o trabalho incluiu a confirmação do desempenho do sistema em toda a faixa operacional de velocidade e altitude.
O instituto também avaliou a rapidez e segurança do desdobramento da turbina, além de sua capacidade de fornecer potência elétrica e hidráulica máxima em todas as velocidades de voo – incluindo os níveis mínimos. O instituto utilizou um túnel de vento para simular altitudes de até 12.000 metros.
A Kristall apoiou os estudos projetando o equipamento de teste necessário para a instalação no túnel de vento.
“A segurança de voo é uma das questões prioritárias ao criar novas aeronaves”, diz o instituto. “É por isso que os desenvolvedores russos estão se empenhando para equipar as aeronaves com sistemas de aviação nacionais confiáveis.”
A Yakovlev está desenvolvendo uma versão do MC-21 que utiliza uma proporção maior de equipamentos russos, incluindo os motores Aviadvigatel PD-14.