O acidente do Embraer E195 da Air Serbia teve consciência dos pilotos, que assumiram o risco de iniciar a decolagem antes do autorizado.

O áudio que mostra a conversa entre o Controlador da Torre de Belgrado e o piloto da Marathon Airlines operando um E195 para a Air Serbia, indica claramente que o controlador alertou o piloto sobre ele estar entrando na pista pela taxiway errada.
Após o piloto estar alinhado na pista, o controlador pergunta: “Você está ciente que você entrou pela interseção da taxiway D5?”. O piloto da Marathon responde: “Sim, a TORA disponível é de 1.273 metros”, em referência à distância disponível para decolagem (TORA) a partir daquela interseção.
O piloto continua e diz: “Eu assumo que é o suficiente”. O controlador em seguida fala “Ok, faça os cálculos e me chame de volta, se necessário você pode ir pela pista, fazer o backtrack e decolar pela interseção com a D6”, incentivando o piloto a seguir até a parte mais de trás da pista e decolar do ponto onde fora autorizado.
Mas como o Comandante é o responsável pela operação da aeronave, ele foi autorizado a decolar dali após responder o controlador e falar “Nós conseguimos partir pela D5”. O acidente acabou acontecendo já que a distância, ao contrário dos cálculos do piloto, não era suficiente para uma decolagem segura. O jato E195-E1 atingiu as antenas danificando sua fuselagem, asas e estabilizador horizontal.
No áudio abaixo obtido pelo AEROIN por fontes na Sérvia, é possível ouvir toda a conversa do controlador com o avião da Marathon, inclusive o retorno para o aeroporto:
🚨✈️O piloto do Embraer E195 da Marathon Airlines operado para a Air Serbia foi alertado sobre estar decolando antes do autorizado!
— AEROIN (@aero_in) February 20, 2024
Áudio mostra a conversa do piloto com a torre de controle, que o alertou mais de uma vez, confira:@Pedjijatar pic.twitter.com/0d6aqmeVyM
Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.