
Em resposta a uma série de postagens antissemitas nas redes sociais, a Air Canada confirmou ter suspenso um piloto. As postagens surgiram na sequência dos trágicos ataques terroristas perpetrados pelo Hamas em Israel, que resultaram na perda de mais de mil vidas e deixaram milhares de feridos.
O piloto, de nome Mostafa Ezzo, foi identificado pela organização Stop Antisemitism, sediada em Nova Iorque, e teria compartilhado uma série de fotos no Instagram, uma das quais o mostrava segurando um cartaz com a mensagem: “Israel – Hitler se orgulha de você – estado terrorista“.
Outra foto vinha acompanhada de uma legenda que dizia: “F*** você, Israel. Queime no inferno“. Uma terceira imagem retratava o piloto segurando um cartaz com uma pessoa descartando uma bandeira de Israel em uma lixeira, junto com as palavras: “Mantenha o mundo limpo“.
A última foto exibia o piloto em seu uniforme da Air Canada, com um lenço de bandeira palestina ao redor do pescoço. A conta sob a qual essas imagens foram compartilhadas, @Mostafa.ezzo.7, foi deletada.
As fotos postadas também foram denunciadas por usuários da rede X (antigo Twitter):
Hi @AirCanada, your pilot Mostafa Ezzo, in uniform, is glorifying the mass murder of women and children and calling for the "cleansing" of Jews. How does he still have his job? Here's his LinkedIn, in case you have trouble tracking him down. https://t.co/4KMwHOWqae @JustinTrudeau… pic.twitter.com/HHDsUeWlIW
— Eli Kowaz (@elikowaz) October 10, 2023
Segundo informou o Paddle Your Own Kanoo, a Air Canada agiu prontamente diante da situação, afirmando que as opiniões e a atividade nas redes sociais do piloto de forma alguma refletem a posição da companhia aérea.
Um porta-voz da Air Canada enfatizou: “Essa pessoa nunca foi autorizada a falar publicamente se identificando como funcionário da Air Canada, e foi retirada de serviço na segunda-feira.” A companhia aérea também expressou sua condenação à violência em todas as suas formas e ressaltou a gravidade do assunto.
Antes dos trágicos eventos do fim de semana, a Air Canada operava voos diretos entre Toronto e Montreal para Tel Aviv. No entanto, devido a restrições governamentais, a companhia aérea da Star Alliance suspendeu temporariamente suas operações em Israel.
Leia mais: