
Entre os dias 21 e 25 de outubro, sete pilotos do 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (EsqdHU-1) participaram de intensivos treinamentos de emergência nos simuladores de voo para as aeronaves AS350 Esquilo, no Centro de Aviação do Exército (CIAvEx), localizado em Taubaté-SP. O exercício teve como foco a simulação de cenários críticos, com a finalidade de aprimorar a capacidade de tomada de decisões dos aviadores e melhorar a gestão de situações de risco.
Segundo o Comando da Força Aeronaval (ComForAerNav), durante o treinamento, os pilotos puderam realizar práticas de Corporate Resource Management (CRM), um conjunto de procedimentos que visam a melhorar a comunicação, o trabalho em equipe e o gerenciamento de recursos durante operações de voo, especialmente em condições adversas.
Além disso, os participantes simularam condições meteorológicas desfavoráveis, uma ferramenta essencial para garantir que os aviadores do EsqdHU-1 estejam preparados para enfrentar situações desafiadoras no campo de operação.
O programa de treinamento, que conta com o apoio da Aviação do Exército Brasileiro, tem se mostrado fundamental para fortalecer a segurança de voo da unidade.
O EsqdHU-1, que opera com as aeronaves UH-12, exige um treinamento contínuo e de alta complexidade, devido à diversidade de missões de emprego geral que realiza. Essas iniciativas visam não apenas à segurança da tripulação, mas também à eficácia nas missões que envolvem uma série de variáveis de risco.
Leia mais: