window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Pilotos tentaram pousar jato Embraer ERJ-145 em pista contaminada, vindo a acabar na grama

Uma investigação realizada pela Agência de Segurança da Aviação da Nigéria revelou detalhes importantes sobre o incidente envolvendo um avião Embraer ERJ-145 que saiu da pista no Aeroporto de Lagos, logo após a reabertura da pista que havia sido fechada devido a condições meteorológicas adversas.

O acidente ocorreu no dia 11 de maio, quando a aeronave da XE Jet (de registro 5N-BZZ) estava se aproximando de Lagos após um voo vindo de Abuja.

De acordo com os investigadores, a tripulação da aeronave havia sido forçada a entrar em uma rota de espera antes da aproximação devido ao fechamento da pista, causada por chuvas intensas e tempestades na região. Aproximadamente 25 minutos antes do pouso, um voo operado pela United Nigeria Airlines havia tentado uma aproximação, mas abortou e desviou para Asaba em função das condições climáticas desfavoráveis.

Enquanto aguardava em padrão de espera a 5.000 pés, a ERJ-145 permaneceu nessa posição por cerca de oito minutos, até que a pista finalmente reabriu e a aeronave recebeu autorização para uma aproximação ILS.

No entanto, os pilotos foram alertados sobre a continuidade das chuvas e tempestades, com visibilidade reduzida a 1.000 metros, sendo questionados pelas autoridades de controle sobre suas intenções após a arremetida da United Nigeria. A resposta da tripulação foi que continuariam em direção aos “mínimos” de aproximação.

Com a ordem de pouso concedida, os pilotos sinalizaram que avistaram a pista a 1,9 milhas náuticas, mas não responderam a um novo questionamento da torre de controle.

As pesquisas preliminares indicam que a superfície da pista 18L, que possui 2.745 metros de comprimento, estava “contaminada com água devido à forte chuva”. O ERJ-145 tocou a pista aproximadamente 840 metros além do ponto de referência e percorreu mais de 2.200 metros antes de começar a desviar para a esquerda.

A aeronave posteriormente ultraou os limites da pista e parou em uma área gramada a cerca de 300 metros de distância. Felizmente, todos os 52 ocupantes da aeronave, incluindo ageiros e membros da tripulação, desembarcaram pela porta principal sem ferimentos, apesar de os pneus do trem de pouso principal do lado esquerdo terem se desinflado.

Receba as notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram. Conheça também nosso perfil no Instagram e nosso canal no WhatsApp.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias