
Mais de mil funcionários da Southwest Airlines, incluindo pilotos e comissários de bordo, participaram de um protesto nesta quarta-feira no Centro de Convenções de Las Vegas. A sua manifestação durante o evento demonstrou a insatisfação com a falta de progresso nas negociações salariais. Durante o comício, os pilotos se levantaram e foram embora sob aplausos dos seus colegas de trabalho.
Enquanto isso, centenas de comissários de bordo da Southwest faziam piquetes do lado de fora para destacar sua própria disputa com a transportadora aérea.
O ato fez eco a outra manifestação similar, feita na semana ada em Baltimore, quando os pilotos se levantaram e saíram do local enquanto Bob Jordan, o presidente-executivo da companhia aérea, e Andrew Watterson, diretor de operações, falavam. A SWAPA, associação de pilotos da empresa, deixou claro que a manifestação não foi retaliada pela companhia aérea.
O sindicato TWU 556, que representa os comissários de bordo, e a SWAPA planejam interromper mais comícios de funcionários, incluindo um em Dallas no próximo mês, para aumentar a pressão sobre os executivos seniores da companhia aérea.
Além do pedido por um novo acordo de trabalho, comissários de bordo e pilotos da Southwest alertam que os sistemas de TI da companhia precisam ser atualizados com urgência. A Southwest só se comprometeu a atualizar seu software após registrar prejuízos de mais de US$ 800 milhões causados por uma falha sistêmica no final do ano que levou também milhares de ageiros a ficarem sem voos em plena época de férias.
SWAPA Pilots came out in full force to the @SouthwestAir rally in LAS yesterday to show how displeased with a lack of a contract we are. We will continue to fight for a contract worthy of the most productive #Pilots in the industry. pic.twitter.com/m3JdsDzmDG
— Southwest Airlines Pilots Association (@swapapilots) February 23, 2023