Início Variedades

Pioneira na aviação para mulheres negras americanas, Comandante Theresa Claiborne se aposenta 12l22

Após mais de quatro décadas de contribuição significativa no mundo da aviação, a comandante Theresa Claiborne se aposentou como uma figura emblemática e impressionante, tendo feito história como a primeira mulher negra piloto na Força Aérea dos Estados Unidos em 1982. 3u371i

Ao longo de sua carreira, ela também se destacou como a primeira mulher negra a atuar como piloto e instrutora de comando do Boeing KC-135 Stratotanker e como a segunda mulher negra a ser contratada como piloto pela United Airlines. Recentemente, Claiborne completou seu último voo, marcando o encerramento de um capítulo notável em sua vida.

O voo final de Claiborne decolou do Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, com destino a Lisboa, em Portugal. Ao retornar a Nova Jersey em 23 de maio de 2024, a comandante compartilhou suas emoções ao entrar na cabine para essa última experiência, informou o EBONY

“Fazer meu último voo comercial foi uma experiência agridoce”, declarou Claiborne à EBONY. “Havia um profundo sentimento de realização e orgulho por ter navegado uma carreira de sucesso, acompanhado por uma pontada de tristeza ao saber que um capítulo significativo de minha vida estava se encerrando. Senti uma imensa gratidão por todas as pessoas que me apoiaram durante minha jornada e pela oportunidade de inspirar futuras gerações de aviadores.”

Contrastando com o dia em que deu seus primeiros os no cockpit, a comandante pioneira revelou que essa ocasião foi repleta de entusiasmo, nervosismo e a sensação do desconhecido. Focada em quebrar barreiras não apenas para si mesma, mas também para outras mulheres negras que viriam a seguir seu exemplo, Claiborne se tornou uma inspiração.

Atualmente, existem menos de 200 mulheres negras entre 158.000 pilotos comerciais nos Estados Unidos. Esses números desproporcionais e a falta de representação foram fatores impulsionadores para Claiborne, junto com outras pilotos negras, como Christine Angel Hughes e Nia Gilliam-Wordlaw, co-fundarem a organização Sisters of the Skies em 2016.

Desde então, a organização sem fins lucrativos tem se dedicado a apoiar e promover uma nova geração de pilotos em um campo historicamente dominado por homens, já distribuindo mais de 1 milhão de dólares em bolsas de estudo.

Claiborne continua a mentorar e inspirar as próximas gerações, na esperança de que elas também escrevam suas próprias histórias de sucesso. “Quero investir meu tempo em programas que incentivem os jovens, especialmente aqueles de comunidades sub-representadas, a explorar carreiras em aviação e em campos STEM”, disse. “A aposentadoria não é um fim, mas um novo começo repleto de oportunidades para continuar fazendo a diferença e apreciando as muitas aventuras da vida.”

Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.