window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Plano russo de modernização do Tupolev TU-214 prevê cockpit para dois pilotos em vez de três

Imagem: Artem Katranzhi / CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A United Aircraft (UAC) da Rússia planeja utilizar um recém-restaurado Tupolev Tu-214 para avançar em seus esforços de desenvolvimento de um cockpit com dois pilotos para esse modelo. Hoje o avião requer três pessoas na cabine.

A empresa do setor aeroespacial divulgou a iniciativa à medida que a aeronave iniciou um programa de voos para testar componentes desenvolvidos localmente e que visam à modernização do avião bimotor.

A United Aircraft informou que o Tu-214, com registro 64509, realizou um voo de 1 hora e 10 minutos a partir da planta de aviação de Kazan, pilotado por uma equipe da Tupolev. O voo incluiu a avaliação de vários componentes de substituição nacional.

“Continuaremos com os testes de voo, a modernização e o desenvolvimento da plataforma Tu-214 – incluindo a criação de um cockpit de dois membros“, afirmou o diretor-geral da Tupolev, Konstantin Timofeev. Normalmente, três membros da tripulação são necessários para operar a aeronave.

Equipado com motores Aviadvigatel PS-90A, o Tu-214 era anteriormente operado pela Transaero antes de ser estacionado e guardado em 2015. A United Aircraft restaurou o jato para condições de voo, transformando-o em um “laboratório voador”, e ele ou por uma pintura em Minsk em julho antes de retornar a Kazan para a instalação de equipamentos.

A recuperação da produção de Tu-214 para o setor aéreo faz parte de uma estratégia para oferecer capacidade de jato suficiente para as transportadoras russas, complementando novos programas, como o Yakovlev MC-21 e o SJ-100, enquanto o países segue sancionado por conta da invasão da Ucrânia em 2022.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias