
A REDE VOA tem estado focada em modernizar os aeroportos do interior paulista sob sua gestão, enquanto procura novas fontes de receita na inovação e sustentabilidade. Um exemplo disso foi a transformação do Aeroporto de São Manuel (SP), que virou um case dentro da empresa após uma ação das equipes de Engenharia e Comercial.
Algumas das principais inovações é a instalação de uma usina solar com capacidade de 1,3 MW, complementada pela criação de 32 hectares dedicados ao cultivo de café dentro do perímetro aeroportuário.
A informação foi compartilhada por Gustavo Mondego, Coordenador de Infraestrutura e Planejamento aeroportuário na Rede Voa, em seu perfil no LinkedIN e, segundo ele, essas iniciativas aumentaram as fontes de receita não relacionadas à aviação e contribuíram para a valorização local e a promoção da sustentabilidade.
Todos os projetos foram planejados levando em conta a avaliação de riscos para a fauna local e a análise da integração com o espaço aéreo, garantindo a segurança das operações e o atendimento às normas vigentes.
Tal transformação ilustra como estratégias criativas e ambientalmente responsáveis podem impactar positivamente as operações aeroportuárias e as comunidades circundantes.