
O F-35B da Lockheed Martin realizou seu voo inaugural carregando os mísseis AGM-158B Long Range Anti-Ship Missile (LRASM), marcando um avanço significativo nas capacidades do caça de quinta geração.
O teste foi realizado a partir do complexo da US Naval Air Systems Command em Patuxent River, Maryland (EUA), e durante a missão, um míssil foi transportado sob cada asa, lançando um programa de testes para a combinação.
Esse desenvolvimento faz parte da atualização Block 4 do F-35, que integra sistemas de ataque AGM-158 (incluindo o t Air-to-Surface Standoff Missile – JASSM e o LRASM) para transporte externo na aeronave, aumentando suas capacidades de missões multiuso.
Em setembro ado, uma variante do F-35C, destinada a operações em porta-aviões, também foi equipada com dois mísseis LRASM pela primeira vez.
Jon Hill, vice-presidente e gerente geral de domínio aéreo e armamentos de ataque da Lockheed Martin Missiles and Fire Control, comentou: “A integração da família de sistemas de ataque AGM-158 proporciona um alcance e letalidade maiores contra alvos estratégicos altamente protegidos.”
Os mísseis JASSM/LRASM, que possuem um peso de lançamento aproximado de 907 kg (2.000 lb), são grandes demais para serem armazenados nos compartimentos internos de armas do F-35, o que torna essencial a sua capacidade de transporte externo.
Essa inovação não só expande as opções de armamento do F-35, como também realça seu papel como uma plataforma multifuncional em cenários de combate moderno.
Com estas melhorias, o F-35B se torna cada vez mais uma ferramenta vital para a força de combate da Marinha dos EUA, preparada para enfrentar ameaças marítimas de maneira eficaz e com uma capacidade de resposta ampliada.