
A Air Montenegro anunciou sua intenção de contratar um wet-lease de uma única aeronave Embraer E190 ou E195, com capacidade para transportar entre 100 e 118 ageiros, visando principalmente a temporada de verão de 2025. A companhia aérea lançou um edital solicitando propostas do mercado para conseguir a melhor oferta.
Segundo o EX-YU Aviation, o avião alugado será utilizado entre 1º de fevereiro e 31 de outubro do próximo ano em voos ligando Montenegro a diversas cidades europeias, incluindo Belgrado, Ljubljana, Frankfurt, Copenhague, Bratislava, Praga, Brno, Roma, Istambul, Izmir, Paris, Nantes, Lyon, Baku e Yerevan.
O edital especifica que a proposta mais vantajosa deve apresentar a menor taxa de leasing por hora de voo e por dia. Além disso, o cronograma de pagamento será a cada duas semanas, conforme descrito nos documentos da licitação.
Atualmente, a Air Montenegro opera com duas aeronaves E195 próprias, mas, para atender à demanda durante o inverno, a companhia está contratando um Airbus A320 da Trade Air em uma locação de curto prazo enquanto uma de suas aeronaves Embraer a por manutenção programada.
Um wet-lease é um tipo de arranjo em que o locador disponibiliza uma aeronave completa, incluindo tripulação, manutenção e seguro (ACMI), para outra companhia aérea. Essa estratégia permite que a Air Montenegro expanda temporariamente sua capacidade operacional sem a necessidade de aquisição de novas aeronaves, garantindo maior flexibilidade em sua malha aérea.