window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Por seis dias, a rota mais curta do Airbus A380 no mundo será operada pela Asiana

A Asiana Airlines, da Coreia do Sul, em breve, lançará sua rota mais curta operada por um Airbus A380. Apesar de ser apenas uma operação sazonal, é certamente uma ótima oportunidade para quem deseja experimentar um voo curto em uma aeronave do porte de um A380.

Operada durante seis dias entre maio e o final de setembro, a rota será entre o aeroporto Incheon de Seul e Osaka-Kansai, no Japão. Esta não é a primeira vez que a companhia aérea sul-coreana oferece essa rota com um A380, sendo a última vez registrada no ano de 2017.

A utilização do Jumbo está prevista para os dias 5 e 6 de maio e 14, 15, 16 e 18 de setembro. Com a alta demanda pela rota, os voos já estão à venda, porém, provavelmente não estarão disponíveis por muito tempo, de fato, três deles já estão esgotados no momento da publicação deste artigo.

A duração do voo é de apenas 2 horas, percorrendo a distância total de 862 quilômetros entre os dois aeroportos. É uma distância apenas 12 quilômetros menor do que a menor rota operada por um A380 da Emirates.

Apesar dessa rota da Asiana Airlines ser a mais curta do mundo, na verdade, houve outras ainda mais breves no ado. A rota regular mais curta operada continuamente por um A380 foi entre Dubai e Muscat, em Omã, cobrindo um total de apenas 349 quilômetros em 45-50 minutos. Essa rota operou de meados de 2019 até 2020, devido à pandemia.

A segunda rota mais curta foi operada pela Singapore Airlines, mas apenas ocasionalmente em alguns de seus voos regulares. A rota cobria a distância entre Singapura e Kuala Lumpur, separadas por apenas 296 quilômetros. Esta é uma das rotas mais movimentadas do mundo, muito usada tanto por via aérea, terrestre e ferroviária, o que representa um dos principais pontos de receita para a economia de ambos os países.

Carlos Ferreira
Carlos Ferreira
Managing Director - MBA em Finanças pela FGV-SP, estudioso de temas relacionados com a aviação e marketing aeronáutico há duas décadas. Grande vivência internacional e larga experiência em Data Analytics.

Veja outras histórias