
Na última quarta-feira, 28 de fevereiro, o AEROIN informou que uma empresa aérea caribenha que opera aviões Embraer E-Jets se preparava para realizar voo ao Brasil pela primeira vez em sua história, pois uma solicitação de autorização foi feita nesta semana para a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
E tal companhia rapidamente recebeu a liberação. Na tarde de ontem, 29 de fevereiro, um Embraer E170 da SKYhigh Dominicana pousou no país, e a operação já contou com dois voos, pois o avião ainda retornou na noite do mesmo dia.
O jato registrado sob a matrícula HH1088 decolou de Georgetown, na Guiana, no voo DO-1712 e pousou no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, de Manaus (AM), às 15h49. A agem do E170 pelo Amazonas é mostrada no vídeo a seguir, do canal “Plane Spotters Manaus HD” no YouTube:

O avião da SKYhigh ficou no solo por pouco tempo, menos de 1 hora e meia, e então decolou para o voo DO-1713 às 17h14, seguindo de volta para a capital da Guiana.
Não muito mais tarde, o mesmo avião já partia de volta para o Brasil. No voo DO-1714, a segunda chegada a Manaus ocorreu às 21h24. Novamente, a parada foi breve, decolando da capital amazonense às 22h27 e seguindo até Georgetown.
Não há informações oficiais sobre o motivo da contratação deste serviço da empresa aérea da República Dominicana. Porém, dado que o Presidente Lula estava cumprindo agenda em Georgetown na quinta-feira, a operação pode se tratar de transporte de outras pessoas relacionadas a atividades da agenda política no país vizinho.
Como mostrado previamente no AEROIN, os aviões utilizados pela SKYhigh para transporte de ageiros são dois Embraer E175 e cinco Embraer E190. Além disso, a companhia baseada na República Dominicana também opera um Boeing 737-300 de transporte de cargas.