window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Pouso de ATR-72 com 2 pneus estourados é registrado em vídeo

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Os pilotos de um avião turboélice ATR-72 precisaram levar o equipamento de volta ao aeroporto de origem para um pouso de emergência nesta segunda-feira, 10 de maio, em função de problema com os dois pneus do trem principal direito.

A aeronave que você no vídeo acima, segundo reporta o portal Taiwan News, pertence à empresa aérea Uni Air e executava o voo de número B7-9091, que partiu do Aeroporto Songshan de Taipei, em Taiwan, com destino ao Aeroporto Nangan das Ilhas Matsu, na China, com 74 pessoas a bordo.

Segundo o histórico de registros do RadarBox, este voo, que dura cerca de 40 minutos e atinge altitude de apenas 10 mil pés, era cumprido com o ATR 72-212A (72-600) registrado sob a matrícula B-17010. O turboélice partiu da pista 10 de Songshan, subiu, voou até as ilhas de destino e chegou a fazer sua aproximação para pouso.

O ATR 72 aproximando-se de Nangan – Imagem: RadarBox

Porém, de acordo com a istração Aeronáutica Civil (CAA) de Taiwan, enquanto a aeronave se preparava para pousar no Aeroporto Nangan, o comandante percebeu que as rodas do trem de pouso direito pareciam ter sofrido danos e decidiu retornar a Taipei para fazer um pouso de emergência.

Chegando de volta ao Aeroporto Songshan, os dados de radar mostram que o ATR 72 efetuou uma agem baixa a 100 pés sobre a pista, possivelmente para que pessoas em solo observassem a condição do trem de pouso, e alguns minutos depois o piloto retornou para o pouso.

O ATR 72 se afastando após a agem baixa na pista em Songshan – Imagem: RadarBox

Equipes de emergência se colocaram em prontidão nas proximidades de pista, porém, tudo correu bem com o pouso. Apesar dos pneus estourados, não houve incêndio no contato das rodas com a pista e a aeronave foi mantida controlada até a parada completa.

Uma equipe do Conselho de Segurança de Transporte de Taiwan (TTSB) foi enviada ao local para investigar o incidente.

Atualização: imagem mostra que o ATR-72 atingiu uma parede na aproximação para o pouso em Nangan. Clique aqui para ar.

Relembre o dia em que um ageiro registrou em vídeo a roda de um turboélice se soltando e caindo em voo logo após a decolagem, ando o título a seguir, ou clicando aqui:

Receba essa e outras notícias em seu celular, clique para ar o canal AEROIN no Telegram e nosso perfil no Instagram.

Murilo Basseto
Murilo Bassetohttp://aeroin.atualizarondonia.com
Formado em Engenharia Mecânica e com Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Aeronáutica, possui mais de 6 anos de experiência na área controle técnico de manutenção aeronáutica.

Veja outras histórias