
Em 21 de fevereiro de 2025, a Avion Express Philippines, uma subsidiária do maior fornecedor de ACMI do mundo, Avia Solutions Group, anunciou sua intenção de lançar serviços de ACMI (Aeronave, Tripulação, Manutenção e Seguro) nas Filipinas. O mesmo Grupo de empresas está na etapa final de certificação no Brasil para operar uma empresa aérea, a Avion Express Brasil.
O anuncio ocorreu durante um evento destacado da indústria que aconteceu no dia 20 de fevereiro, no Nara Hall, Shangri-La The Fort, em Bonifacio Global City, Taguig. O evento, liderado por Gediminas Ziemelis, presidente do Avia Solutions Group, reuniu altos executivos das principais companhias aéreas filipinas, incluindo Philippine Airlines (PAL), Cebu Pacific Air (CEB) e Philippine AirAsia.
A presença de funcionários de agências governamentais, como a Autoridade de Aviação Civil das Filipinas (CAAP), o Conselho de Aeronáutica Civil (CAB) e o Departamento de Transporte (DOTr), ressaltou a importância estratégica deste desenvolvimento para o setor.
A nova fornecedora de ACMI foi projetada para atender às necessidades sazonais de capacidade de aeronaves nas Filipinas.
Em 2024, a receita de turismo nas Filipinas superou os níveis pré-pandêmicos, alcançando R$ 600,01 bilhões, um aumento de 26,75% em relação a 2019, com o número de turistas subindo 9,15% em relação a 2023. Contudo, esse crescimento é acompanhado de desafios significativos, como a crise da cadeia de suprimentos global, resultando em um backlog de mais de 17.000 novas aeronaves, dificultando que as companhias aéreas atendam à crescente demanda e maximizem suas receitas potenciais.
Gediminas Ziemelis declarou: “Com a expansão planejada do Aeroporto de Manila e os recebimentos turísticos superando os níveis pré-pandêmicos no ano ado, existe uma necessidade clara de ACMI para abordar as lacunas de capacidade e os desafios de serviço no setor de aviação local. Este modelo flexível ajuda as companhias aéreas a aumentar a capacidade durante as temporadas de alta demanda, melhorando a lucratividade em 2-3% e facilitando a navegação em flutuações de mercado.”
Rene Banzon, CEO da Avion Express Philippines, adicionou: “A introdução dos serviços de ACMI nas Filipinas marca um capítulo empolgante para a indústria da aviação. Acreditamos que este serviço capacitará as companhias aéreas a otimizar operações, explorar novas rotas e, em última análise, proporcionar experiências de viagem melhores para os ageiros. Estamos ansiosos para lançar oficialmente nossas operações este ano e contribuir para o crescimento contínuo da indústria.”
O evento também contou com a presença de figuras-chave dos setores público e privado, incluindo a prefeita de Taguig, Lani Cayetano; Junard J Cruz, consultor do Departamento de Transporte das Filipinas; e membros da liderança do setor de aviação.
Preparando-se para o lançamento oficial, a Avion Express Philippines está trabalhando com a CAAP e o CAB para atender aos requisitos regulatórios finais para seu Certificado de Operador Aéreo (AOC) e Certificado de Conveniência Pública e Necessidade (CN).
A empresa inaugurou oficialmente sua sede corporativa na mesma data, em Bonifacio Global City (BGC) em Taguig, Metro Manila, com a participação de Ziemelis, Martynas Grigas, presidente da Avion Express Philippines, e Banzon. O CEO da Avia Solutions Group Global Services Philippines, Fernando Bernardo Beluan, também participou da abertura oficial.