Início Empresas Aéreas

Prestes a dar adeus ao Brasil, avião ATR 42 que era da Total Linhas Aéreas voa de Manaus a Natal 1w2z1z

37395y

Imagem: Thiago Nóbrega – Spotter NAT/SBSG

Um avião ATR 42 que fazia parte da frota da Total Linhas Aéreas, mas que estava fora de operação há algum tempo, está prestes a dar adeus ao seu período de serviços no Brasil.

A aeronave, de modelo ATR 42-500 e matrícula PR-TTK, voou, na última noite, do Aeroporto de Manaus (AM) para o de Natal, em São Gonçalo do amarante (RN), levando apenas as cores da nova identidade visual da Total, mas sem o nome da companhia brasileira.

O turboélice, que chegou ao Brasil de 2005, para a frota da própria Total, e que voou também pela TRIP Linhas Aéreas e pela Azul Linhas Aéreas, agora está indo embora para um novo operador na Turquia.

A longa história de transporte de ageiros pelo Brasil foi marcada também, vale lembrar, por um incidente em 2012. Na ocasião, quando operando pela TRIP, o PR-TTK estava partindo para um voo de traslado entre Ipatinga e Belo Horizonte, com apenas o comandante e o copiloto a bordo, quando sofreu falha de um motor logo após a decolagem.

Enquanto os pilotos efetuavam a subida, o motor número 2 falhou a uma altitude de aproximadamente 400 pés. Eles iniciaram um retorno para pousar em Ipatinga, e enquanto estavam na perna do vento (voo no sentido contrário ao do pouso, antes de fazer a curva para entrar na aproximação), o torque e os parâmetros do motor número 1 apresentaram variações.

Os pilotos optaram por desligar o motor número 1 e conseguiram chegar até a pista, porém, o ATR 42 sofreu um estouro de pneu durante a rolagem de pouso.

Após ter ido para a TRIP em 2008, o PR-TTK voltou à frota da Total em 2015, e agora finaliza sua longa agem de quase 20 anos pelo Brasil. Antes, entre 1996 e 2005, voou pela Continental Express, pela ACES Colombia e pela Alsace Exel.