window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Primeira e única operadora americana dos jatos Embraer E195 define data para o último voo do modelo

Divulgação – Embraer

A primeira empresa aérea americana a ter o jato Embraer E195 em sua frota já tem uma data para a aposentadoria da aeronave após um breve período de operação com o avião brasileiro.

Seguindo os os das irmãs Azul Linhas Aéreas e JetBlue Airways, a Breeze Airways foi fundada pelo brasileiro David Neeleman com o foco de atender mercados deixados de lado por grandes companhias aéreas. Para isso, era necessária uma aeronave menor do que as normalmente utilizadas.

Nesse sentido, os jatos da Embraer se tornaram a opção ideal e a Breeze chegou a receber alguns aviões oriundos da Azul.

Esses aviões nunca haviam sido operados anteriormente nos EUA, já que as empresas aéreas preferem o ainda menor E175-E1 para operações regionais terceirizadas, enquanto o E190 acabou sendo utilizado por algum tempo pela U.S. Airways (posteriormente American Airlines).

Agora, com a chegada dos jatos Airbus A220-300, a Breeze está aposentando todos os jatos Embraer e decidiu começar pelos E195-E1, que terão seu último voo no próximo dia 7 de abril, na rota Nova Orleans – Jacksonville – Nova Orleans, marcando o fim das operações do E195 nos EUA, iniciadas no final de 2020.

Apesar dessa aposentadoria, o E195 ainda poderá ostentar uma matrícula americana futuramente, mas na nova geração E2 da Embraer, com a fabricante brasileira dando sinais de que finalmente terá um operador americano para a nova série de jatos regionais:

Carlos Martins
Carlos Martins
Fascinado por aviões desde 1999, se formou em Aeronáutica estudando na Cal State Long Beach e Western Michigan University. #GoBroncos #GoBeach #2A

Veja outras histórias