window.tdb_global_vars = {"wpRestUrl":"https:\/\/aeroin.atualizarondonia.com\/wp-json\/","permalinkStructure":"\/%postname%\/"}; window.tdb_p_autoload_vars = {"isAjax":false,"isBarShowing":false,"autoloadScrollPercent":50,"postAutoloadStatus":"off","origPostEditUrl":null};

Primeiras peças argentinas do KC-390 de Portugal são enviadas à Embraer

Avião Embraer C-390 Millennium
Imagem: Steve Lynes / CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Na última sexta-feira, 14 de maio, a Fábrica de Aeronaves da Argentina (FAdeA) anunciou que entregou os conjuntos da porta de carga e porta do trem de pouso da aeronave de Número Serial 011, que será o primeiro KC-390 da Força Aérea Portuguesa.

Segundo comunicou a empresa através de sua conta no Facebook, esta entrega constitui na primeira destinada a um cliente fora da Força Aérea Brasileira. A FAdeA faz parte do programa KC-390 desde o seu início, e não é o único fornecedor estrangeiro do Millennium: a Aero Vodochody participa da fuselagem traseira, a Rockwell Collins fornece a aviônica, a BAE Systems está encarregada do fly-by- sistema de controle de fio, entre outros. Os motores do KC-390 são da International Aero Engines (IAE), na primeira instalação militar do V2500-E5.

Hungria e Portugal são os dois clientes estrangeiros confirmados do avião, que também está sendo acompanhado de perto por várias nações. Segundo relata nosso parceiro argentino Aviacionline, a Argentina no início do programa havia manifestado interesse em incorporar seis KC-390, mas até este momento o interesse não se traduziu em pedidos firmes.

A FAdeA espera entregar mais um conjunto para esta aeronave nos próximos meses, e a taxa de produção futura das peças estará relacionada à dinâmica dos pedidos.

Em 2019, o Governo de Portugal e a Embraer am, em cerimônia realizada nas instalações da Embraer, em Évora, o contrato oficial para a aquisição de cinco aviões de transporte multimissão KC-390.

A acordo contempla também e, serviços e simulador de voo, como parte do processo de modernização das capacidades da Força Aérea Portuguesa para apoiar as operações das Forças Armadas de Portugal e aumentar a prontidão em missões de interesse público.

As entregas estão programadas para começar em 2023. A aeronave cumpre os requisitos da Força Aérea Portuguesa, sendo capaz de realizar diversas missões civis, incluindo apoio humanitário, evacuação médica, busca e salvamento e combate a incêndios florestais, e acrescenta capacidades superiores de transporte e lançamento de carga e tropas, e reabastecimento em voo.

Leia mais:

Juliano Gianotto
Juliano Gianotto
Com uma paixão pelo mundo aeronáutico, especialmente pela aviação militar, atua no ramo da fotografia profissional há 8 anos. Realizou diversos trabalhos para as Forças Armadas e na cobertura de eventos aéreos, contribuindo para a documentação e promoção desse campo.

Veja outras histórias

Air Niugini anuncia pedido de mais dois Airbus A220

0
A Air Niugini, a companhia aérea nacional de Papua Nova Guiné, assinou um pedido firme com a Airbus para a aquisição de mais dois