O mercado de carga aérea continua em franca expansão, e a Amazon está expandindo a rede da Amazon Air para aeroportos menores com o avião ATR. O primeiro deles,nas cores da Prime Air, foi registrado recentemente em uma foto compartilhada nas redes sociais.
Hadn’t seen this little guy before! We fly ATRs now?? #aviation #ATR72 #pilot #airlinepilot @amazon pic.twitter.com/BTsgMolX79
— @miami_rick ✈️🇺🇸 (@miami_rick) October 23, 2021
Como antecipamos em junho, fontes na empresa já apontavam para o uso do popular turboélice, a fim de atingir aeroportos de menor porte e continuar a oferecer os curtos prazos de entrega que fizeram o sucesso da gigante do varejo. Agora, a primeira aeronave ficou pronta e foi possível confirmar que se trata de um ATR 72-500 convertido de ageiros para carga.
A aeronave foi flagrada no hub da Amazon no Aeroporto Fort Worth Alliance, na região metropolitana de Dallas, no Texas, foi fabricada em 2009 e entregue para a britânica Aurigny Air Services. Desde então, voou pela empresa transportando ageiros, até que foi retirada de serviço pouco antes da pandemia e ficou estocada até julho desse ano, quando foi convertida nos EUA, segundo o site PlaneSpotters.
Apesar de serem aviões a serviço da Amazon, eles são operados pela Silver Airways, companhia aérea regional da Flórida que conta com vários ATR dos modelos 42 e 72, todos de ageiros.
Ainda não foram divulgadas quais serão as rotas do ATR da Amazon e nem quando a operação com os turboélices serão iniciadas. Até então a Prime Air operava apenas com jatos dos modelos Boeing 737F e 767F.